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Pelo 19° ano, em mais uma ação do Projeto Brasil IT+, desenvolvido pela Softex e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil esteve presente ao Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior e mais importante encontro anual de CIOs e executivos de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta.

Ao longo dos quatro dias do evento, encerrado nesta quinta-feira (25), mais de 700 leads de negócios foram captados no estande do Brasil IT+. Nesta edição, o Gartner IT Symposium/Xpo™ recebeu mais de 8.000 CIOs e executivos de tecnologia em busca de insights e de soluções inovadoras capazes de acelerar seus negócios digitais.

“O Gartner IT Symposium/Xpo™ continua a ser uma plataforma vital para discutir as tendências emergentes e as melhores práticas em tecnologia. E este ano evidenciou  a relevância e o potencial transformador da inteligência artificial generativa nas estratégias corporativas contemporâneas”, avalia Ruben Delgado, presidente da Softex.

Hoje, cerca de 70% das exportações de software e serviços de tecnologia do Brasil são absorvidas pelo mercado norte-americano e o evento é uma importante porta de entrada para esse mercado, uma vez que 79% do seu público tem como sede os Estados Unidos.

“A participação no evento proporcionou à Sofya a oportunidade de acompanhar as tendências emergentes e se posicionar como uma referência no futuro da saúde, por meio de seu raciocinador clínico voltado à medicina de precisão. Além disso, o evento serve como uma plataforma estratégica para nos conectar com tomadores de decisão que compartilham a mesma visão do setor. Nosso foco está em engajar executivos de alto nível, definir casos de impacto e aproveitar o vasto networking proporcionado pela Gartner para construir relações estratégicas que expandam o uso da nossa plataforma em mercados-chave”, avalia Mayhara Nogueira, coordenadora de comunicação corporativa da Sofya.

Muito planejamento e estreia bem-sucedida – Seguindo seu planejamento tático para a equipe comercial e de marketing, a Pulsus, líder na América Latina em tecnologia para a gestão de dispositivos móveis UEM, implementou uma busca ativa durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ para agendar reuniões com prospects e estreitar laços com sua base de clientes. Além disso, a empresa desenvolveu um plano de mídia digital focado no evento para alcançar tomadores de decisão em setores como Telecom, revendedores de software, logística, e a indústria alimentícia. Essa abordagem visa maximizar a presença da Pulsus em mercados estratégicos e aumentar seu impacto nas verticais de interesse.

“Uma das nossas principais estratégias de captação de leads é estar presente em eventos como o Gartner, que reúne nosso público-alvo e oferece potencial de expansão internacional. Participar de um encontro desse porte nos permite aumentar a visibilidade global e estabelecer conexões estratégicas com executivos C-level, o que pode impulsionar novas oportunidades de negócios e parcerias”, afirmou Vinicius Boemeke, CEO da Pulsus.

Em sua estreia no Gartner IT Symposium/Xpo™, a Orange Testing, empresa especializada em software de automação de testes no-code, apresentou sua solução multi-language, preparada para atender às exigências globais do mercado de tecnologia. A empresa já vinha se preparando para esse desafio, com a criação de uma plataforma versátil e o treinamento de suas equipes de suporte e comercial, visando proporcionar uma experiência sólida e eficiente aos seus futuros clientes e parceiros.

“Nossa estratégia é ganhar a confiança do mercado por meio da proximidade com o Gartner, aproveitar o networking e o evento para captar novos clientes, e também buscar parceiros que possam nos ajudar a distribuir nossa solução nos Estados Unidos”, afirmou Leopoldo Fernandes Braga Neto, responsável por parcerias estratégicas na Orange Testing.

Participaram da delegação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2024 Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

No novo episódio do DIA²logo, o podcast do IA² MCTI, o tema em destaque é a importância da validação técnica de prescrições em ambiente hospitalar, um passo crucial para garantir a segurança dos pacientes e a eficácia dos tratamentos. Esse processo envolve uma revisão minuciosa realizada pelos farmacêuticos hospitalares, com o objetivo de prevenir erros de medicação, interações medicamentosas perigosas e dosagens incorretas.

Para explorar como a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa tarefa, o DIA²logo recebeu Henrique Dias, cientista de dados da NoHarm.ai, uma startup que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar a Farmácia Clínica na tomada de decisões.

O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Ouça agora clicando aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

No terceiro dia (22) do Gartner IT Symposium/Xpo™, que acontece em Orlando, na Flórida, Bhawna Singh, CTO da Okta, conduziu uma palestra que explorou o impacto da inteligência artificial no ambiente corporativo ao longo deste ano.

A palestrante ressaltou que novos avanços em IA surgem quase diariamente, gerando um cenário de incerteza. Mesmo assim, líderes empresariais precisam tomar decisões estratégicas cruciais sobre como e até que ponto adotar essa tecnologia. Para compreender melhor essas questões, uma pesquisa foi realizada com 125 executivos de alto escalão, investigando o impacto da IA nas estratégias, prioridades e preocupações do mundo corporativo.

O resultado desse estudo foi consolidado no relatório “IA no Trabalho em 2024”, que serviu como base para a apresentação. O relatório traz insights sobre o sentimento dos executivos em relação à IA destacando as principais preocupações e prioridades dos líderes empresariais, além de examinar os níveis de adoção da IA em diferentes setores, regiões e tamanhos de empresas.

Principais Insights do relatório “IA no Trabalho em 2024”:

  • 74% dos entrevistados estão preocupados com a segurança dos dados.
  • 89% possuem uma visão positiva ou muito positiva sobre o uso da IA no trabalho.
  • 92% expressaram confiança no uso da IA em suas operações.
  • 71% já implementaram iniciativas de segurança específicas para IA.

Insights da Gartner

A CTO da Okta também destacou que a IA está sendo cada vez mais utilizada para supervisionar e combater outras IAs, uma vez que não há humanos suficientes para monitorar o crescente número de sistemas de IA em funcionamento. Essa automação da governança e supervisão tecnológica reflete a complexidade e a rapidez com que a IA está transformando o mundo dos negócios.

Do Brasil para o mundo – Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez no pavilhão de exposições do Gartner IT Symposium/Xpo™. São elas: Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Por Rayanne Nunes
Agência Softex

Daryl Plummer, vice-presidente e analista da Gartner, apresentou as sete disrupções que devem ser priorizadas por todos os CIOs em suas estratégias como parte da programação do terceiro dia (24) do Gartner IT Symposium/Xpo™, que acontece em Orlando, na Flórida.

Em sua palestra, Plummer explicou que as disrupções representam mudanças profundas que geram transformações duradouras, só interrompidas por novas forças disruptivas. Ele enfatizou que os CIOs precisam reconhecer a inevitabilidade e a crescente frequência dessas disrupções, que definirão quem sairá na frente e quem ficará para trás. A sessão destacou sete disrupções que estão mais próximas do que muitos imaginam e que devem estar no foco estratégico de toda liderança de TI:

1. Drones Autônomos: Embora não sejam uma novidade, os drones estão sendo utilizados em larga escala em diversos setores, como agricultura, logística, e até em operações militares.

2. Agentes Guardiões da IA: A monitorização com humanos no loop, processos de autocorreção e gerenciamento de confiança em IA serão fundamentais. Esses agentes interagem entre diferentes domínios, melhorando a segurança e a velocidade na triagem de incidentes.

3. Experiências Cinematográficas Personalizadas: Novos modelos de distribuição de royalties e licenciamento estão transformando a forma como os conteúdos são consumidos, resultando em um maior engajamento do público e em treinamentos imersivos.

4. SEO 3.0: Influenciadores dominarão conteúdos personalizados, enquanto algoritmos de personalização se tornam cada vez mais sofisticados e reais, redefinindo estratégias de marketing digital.

5. Energia: O consumo de energia passará por uma revolução, com um maior compartilhamento e novas infraestruturas energéticas que promovem a eficiência e a sustentabilidade.

6. Semicondutores “Software Definidos”: A evolução no design de semicondutores e na integração de software com hardware requererá expertise interna, aumentando a demanda por profissionais qualificados. Programas como o CI Inovador, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e com execução da Softex, são essenciais para preparar a força de trabalho técnica necessária para atender a essas novas demandas.

7. Escassez de Água: O risco de escassez hídrica é iminente, com uma crescente dependência da água e a necessidade urgente de tecnologias que garantam o acesso à água potável. É o caso da SDW (Sustainable Development & Water For All), startup de impacto social acelerada na primeira edição do  do Conecta Startup Brasil e que já desenvolveu cinco tecnologias para saneamento.

Com essas disrupções em mente, Plummer alertou os líderes de tecnologia sobre a importância de se adaptar e inovar continuamente, garantindo que suas organizações estejam preparadas para enfrentar os desafios de um cenário em constante evolução.

Do Brasil para o mundo – Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez no pavilhão de exposições do Gartner IT Symposium/Xpo™. São elas: Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Por Rayanne Nunes
Agência Softex

A inteligência artificial generativa se mantém como uma prioridade máxima para a alta administração das empresas, impulsionando uma inovação acelerada em novos modelos e produtos para sua implementação. Essa rápida evolução das tecnologias e técnicas de IA generativa é inabalável, acompanhada por um hype considerável, o que torna o ambiente desafiador para os líderes de tecnologia.

No terceiro dia do Gartner IT Symposium/Xpo™, realizado em Orlando, na Flórida, a palestra “Ciclo de Expectativas para Inteligência Artificial Generativa”, conduzida por Arun Chandrasekaran, vice-presidente e analista da Gartner, foi um dos destaques da programação. A discussão destacou as principais técnicas e tecnologias que impulsionam uma das tendências tecnológicas mais transformadoras desta década.

Chandrasekaran enfatizou que a IA generativa não deve ser vista apenas como uma tendência passageira, mas sim como uma inovação essencial para o futuro das empresas. Ele apontou que a evolução contínua das tecnologias e técnicas associadas à IA generativa está envolta em um hype significativo, o que torna a navegação neste cenário ainda mais complexa para os executivos de tecnologia. “Temos a tendência de superestimar o efeito de uma tecnologia no curto prazo e subestimar o efeito no longo prazo”, afirmou o analista, citando a célebre Lei de Amara.

Durante a palestra, ele apresentou uma matriz de prioridades para a adoção em massa da IA generativa, indicando que as aplicações embutidas de IA generativa devem estar acessíveis em até dois anos. Por outro lado, a IA generativa multimodal e os modelos de linguagem de código aberto (Open-source LLMs) devem se consolidar entre dois e cinco anos, enquanto os agentes autônomos e os modelos específicos de IA generativa poderão levar de cinco a dez anos para se tornarem comuns no mercado.

Mas a implementação da IA generativa enfrenta barreiras significativas. Entre os principais desafios mencionados estão a implementação técnica, os custos associados às iniciativas de IA generativa, a escassez de talentos qualificados, a governança e a disponibilidade de dados.

Programas como o IA² MCTI, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e executado pela Softex, têm se mostrado fundamentais na redução dessas barreiras. Eles conectam projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao mercado, reunindo pesquisadores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras e conhecimento técnico especializado, para gerar soluções adaptadas às diversas necessidades de negócios.

Do Brasil para o mundo – Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez no pavilhão de exposições do Gartner IT Symposium/Xpo™. São elas: Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Por Rayanne Nunes
Agência Softex

Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez no pavilhão de exposições do Gartner IT Symposium/Xpo™. A iniciativa integra a pauta de ações do Projeto Setorial Brasil IT+, parceira da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com a Softex.

Nesta quarta-feira (23), a equipe da Softex apresentou às empresas participantes as novidades para o biênio 2024-2026, incluindo a ampliação do programa para startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), que agora também podem se beneficiar de estudos de inteligência de mercado, capacitações e mentorias voltadas ao mercado externo. O plano também prevê uma forte presença em eventos internacionais e missões comerciais nos mercados prioritários, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México, África do Sul, entre outros.

Além da participação em eventos globais de grande porte, como o Mobile World Congress e o Web Summit Portugal, o projeto terá uma agenda nacional focada em fomentar conexões estratégicas e networking entre empresas brasileiras e parceiros globais.

Criado em 2005, o Brasil IT+ é um dos principais projetos para a promoção de negócios internacionais no setor de tecnologia brasileiro. Em 2023, o projeto gerou US$ 793 milhões em novos negócios, com um crescimento de 67% no número de empresas exportadoras, que passou de 59 para 88. Ao longo de sua trajetória, o projeto já envolveu mais de 1.000 empresas, fortalecendo a imagem do Brasil como um polo global de excelência em tecnologia da informação.

Acompanhe mais insights e novidades do Gartner IT Symposium/Xpo™ nasredes sociais da Softex (LinkedIn, Facebook, Instagram e X) até a próxima quinta-feira (24).

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

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