4Hábitos se beneficia do Programa DF Inovador e acelera crescimento

Por Mário Pereira, repórter Softex

Separar, reduzir, recuperar e multiplicar. Esses são os pilares da 4Hábitos, startup criada em 2019 com o propósito de zerar o envio de detritos para aterros sanitários. A empresa foi surpreendida com a chegada da pandemia e acabou concentrando seus esforços no tratamento do lixo gerado pelos condomínios.

“Foi um aprendizado importante para nós”, relembra Ícaro Rezende, CTO da 4Hábitos, “pois descobrimos na prática que a rentabilidade era baixa, não viabilizando a operação”. A empresa decidiu então mudar de rota e apostar no segmento de logística, participando de um edital de inovação aberta do Governo de Minas Gerais para o Porto Seco de Varginha.

Trabalhando com um lixo de maior qualidade e fácil de ser separado – incluindo pallets de madeira, fardos, plásticos e papelão caixa – a 4Hábitos constatou a viabilidade comercial da operação.

“No estágio seguinte de crescimento da nossa empresa foi muito importante o papel do DF Inovador”, destaca Ícaro Rezende. “O programa nos permitiu validar um novo nicho de atuação focado na produção de alimentos, com o tratamento dos resíduos de embalagens e de alimentos através da parceria com a Mr. Brownie”. O Programa DF Inovador, uma política pública da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) executado pela Softex, tem entre seus objetivos a inovação e o aumento da competitividade local.

A parceria com o DF Inovador viabilizou a queima de etapas. “Fizemos a expansão paralelamente à validação de mercado”, analisa o executivo, informando que hoje a empresa atende a Ambev no Distrito Federal e nos estados de Minas, Santa Catarina e Amazonas. “As perspectivas da 4Hábitos para 2023 apontam para um forte crescimento, com a consolidação do processo de expansão da empresa”, conclui Ícaro Rezende.