Por Redação Softex
Pesquisa da consultoria Gartner com mais de 2.500 líderes executivos revelou que 45% dos respondentes aumentaram os investimentos em inteligência artificial (IA) em razão da crescente visibilidade do ChatGPT; 70% está em modo de investigação e exploração com IA generativa e 19% em modo piloto ou de produção. A experiência do cliente é o foco principal dos investimentos em IA generativa segundo 38% dos entrevistados.
A pesquisa descobriu que 68% dos executivos acreditam que os benefícios da IA generativa superam os riscos, em comparação com apenas 5% que acham que os riscos superam os benefícios. No entanto, os executivos podem começar a mudar sua perspectiva à medida que os investimentos se aprofundam.
À medida que as organizações começam a experimentar a IA generativa, muitas estão iniciando com casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de código. Embora esses esforços possam ser um forte valor agregado inicial, a IA generativa tem um vasto potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram humanos ou máquinas e executam processos de negócios e TI de forma autônoma.
“O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, disse Frances Karamouzis, VP Analyst do Gartner “As organizações provavelmente encontrarão uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar IA generativa.”
Fonte: Gartner (maio de 2023)