Pesquisar
Close this search box.

ChatGPT impulsionou aumento no investimento em IA revela pesquisa da consultoria Gartner

Por Redação Softex

Pesquisa da consultoria Gartner com mais de 2.500 líderes executivos revelou que 45% dos respondentes aumentaram os investimentos em inteligência artificial (IA) em razão da crescente visibilidade do ChatGPT; 70% está em modo de investigação e exploração com IA generativa e 19% em modo piloto ou de produção. A experiência do cliente é o foco principal dos investimentos em IA generativa segundo 38% dos entrevistados.

A pesquisa descobriu que 68% dos executivos acreditam que os benefícios da IA ​​generativa superam os riscos, em comparação com apenas 5% que acham que os riscos superam os benefícios. No entanto, os executivos podem começar a mudar sua perspectiva à medida que os investimentos se aprofundam.

À medida que as organizações começam a experimentar a IA generativa, muitas estão iniciando com casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de código. Embora esses esforços possam ser um forte valor agregado inicial, a IA generativa tem um vasto potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram humanos ou máquinas e executam processos de negócios e TI de forma autônoma.

“O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, disse Frances Karamouzis, VP Analyst do Gartner “As organizações provavelmente encontrarão uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar IA generativa.”

Fonte: Gartner (maio de 2023)

plugins premium WordPress
Rolar para cima