Pesquisar
Close this search box.

Analista, cientista de dados e especialista em IA estão entre profissões mais importantes no Brasil até 2023, aponta estudo da TOTVS

Uma pesquisa encomendada pela TOTVS e executada pela H2R Pesquisas mapeou o futuro das carreiras para os próximos cinco anos, trazendo também insights sobre os impactos da IA e as soft e hard skills consideradas cruciais.

Segundo o estudo “Panorama das carreiras 2030”, a alta demanda por profissionais especialistas em IA e machine learning continuará a crescer nos próximos anos segundo 30% dos entrevistados, que não temem impactos negativos da IA em suas carreiras. Essas tecnologias estão sendo usadas em uma ampla gama de aplicações, desde atendimento ao cliente até análise de dados.

Até 2030, também estarão em alta demanda no mercado brasileiro as profissões de analista e cientista de dados, analista de segurança da informação e de inteligência de negócio.

Outro aspecto apurado pelo levantamento envolve as hard e soft skills que os profissionais acreditam ser as mais importantes a desenvolver para os próximos cinco anos.

Entre as hard skills, a mais citada é o conhecimento em IA (48%). Outras hard skills cruciais para os profissionais são: análise de dados, análise de negócios, gerenciamento de projetos, programação e cibersegurança.

Em relação às soft skills, a inteligência emocional (41%) ficou em primeiro lugar. Outras competências comportamentais importantes para o futuro, segundo os entrevistados, são: pensamento analítico e crítico, trabalho em equipe e criatividade.

Confira a íntegra do “Panorama das carreiras 2030”, que ouviu 477 profissionais, clicando aqui

plugins premium WordPress
Rolar para cima