Pesquisar
Close this search box.

Arrivecerci, ChatGPT! Uso da ferramenta é bloqueado temporariamente na Itália

Por Redação Softex

Sob a alegação de que o chatbot ChatGPT da OpenAI pode estar violando o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR) e, desta forma, desrespeitando a legislação de privacidade do país, a ferramenta foi bloqueada na Itália pela autoridade de proteção de dados. Outra preocupação é o fato de inexistir qualquer sistema para verificar a idade do usuário e assim impedir que menores acessem a tecnologia.

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, conta com políticas rígidas e medidas técnicas para proteger os dados e a privacidade dos usuários. Porém, a ferramenta extrai dados da Web, o que representa sempre riscos à segurança.

O episódio, lembrou o TechCrunch, é um lembrete oportuno de que alguns países têm leis que já se aplicam à IA de ponta. Como a OpenAI não possui uma entidade legal estabelecida na UE, qualquer autoridade de proteção de dados está habilitada a intervir, sob o GDPR, se perceber riscos para os usuários locais.

A OpenAI tem 20 dias para responder ao pedido e, se a violação for comprovada, corre o risco de ser multada em a 4% do faturamento global anual da marca ou € 20 milhões, o que for maior

Irlanda, França e Alemanha analisam as razões do bloqueio para definir se seguirão o mesmo caminho.

plugins premium WordPress
Rolar para cima