Pesquisar
Close this search box.

Conecta Startup Brasil abre chamada para selecionar 100 equipes empreendedoras e startups em estágio inicial  

Por Karen Kornilovicz//

O Programa Conecta Startup Brasil anunciou o lançamento do edital para a seleção de 100 equipes empreendedoras e startups em estágio inicial (early stage) interessadas em retirar suas ideias do papel e desenvolver o seu negócio por meio de uma ação integrada de capacitação, mentoria com profissionais de mercado, conexão com empresas e networking.

Para participar não é necessário ter CNPJ constituído e são aceitas equipes com um mínimo de dois empreendedores. Os projetos aprovados poderão receber até R$ 90 mil em recursos não reembolsáveis (equity free) para apoiar o desenvolvimento ao longo de dez meses em parceria com uma pequena, média ou grande empresa.

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O Conecta reflete o acompanhamento que fazemos da evolução do nosso ecossistema de startups e também do aumento da adoção da inovação aberta no setor produtivo brasileiro. É muito mais ágil e eficiente para uma organização investir em inovação aberta compartilhando um desafio tecnológico do que realizar um projeto de P&D internamente”, destaca Leonardo Sousa de Freitas, Coordenador de Ambientes Inovadores e Startups do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em sua segunda edição, o Conecta Startup Brasil tem como principal objetivo fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro atuando na formação de empreendedores com desafios reais do mercado, estimulando a inovação aberta e o contribuindo para o aumento na densidade de startups nas cinco regiões do país.

“O programa se diferencia frente a outras iniciativas semelhantes por focar em startups em estágio inicial – que acabam ficando fora do radar de muitos projetos de pré-aceleração, por estimular o empreendedorismo inovador além do tradicional eixo Sudeste ao voltar sua atenção para todas as regiões do país e, também, por solucionar demandas reais do mercado”, explica Vitor Dias, analista de inovação da Softex.

Entre as startups que já se beneficiaram do apoio oferecido pelo Conecta Startup Brasil estão a biotech Cor.Sync, desenvolvedora de uma solução completa para auxílio ao diagnóstico de infarto no atendimento de emergência hospitalar; e a SDW (Safe Drinking Water for All), fundada com o propósito de fomentar tecnologias hídricas e de saneamento que proporcionem mais saúde e qualidade de vida à população de maior vulnerabilidade socioambiental.

Em sua primeira edição (2019 a 2021), o Conecta Startup Brasil capacitou mais de 600 empreendedores, conectando-os a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas, entre as quais Vale, 3M, Bosch, Natura e Johnson&Johnson.

As inscrições para as equipes empreendedoras e startups prosseguem até o dia 4 de agosto. Inscrições para startups no link: https://airtable.com/shrS2bu6XT5ZPlZzy. A íntegra do edital está disponível para consulta no endereço https://conectastartupbrasil.org.br/edital/

plugins premium WordPress
Rolar para cima