Nos dias 29 e 30 de outubro, o Conecta Startup Brasil realiza a 2ª edição do evento Conecte-se, que traz grandes players da inovação aberta no Brasil em dois dias imersivos em plataforma online.

 

Investidores, grandes empresas, startups, comunidades e agências governamentais debaterão boas práticas e aprendizados da inovação aberta no ecossistema brasileiro, e terão a oportunidade de construir relacionamentos durante painéis, mentorias coletivas e rodadas de networking.

 

Ao longo do evento, serão abordados temas inerentes à construção coletiva de um ecossistema de inovação aberta, como diversidade, cultura e estratégias de inovação, cases de sucesso do Programa Conecta Startup Brasil e também serão levantados desafios e boas práticas do cenário atual.

 

“Cada vez mais é estratégico apoiar startups em tecnologias digitais. Em especial, no atual momento, seja pela pandemia, seja pelo envio ao Congresso Nacional pelo presidente Bolsonaro do marco legal de startups. O Conecte-se é destas iniciativas que contribuem, de fato, para o ciclo virtuoso de apoio às startups, com impacto na geração de mais e melhores postos de trabalho e incremento do binômio renda-impostos, por meio da oferta de produtos e serviços de maior valor agregado, intensivos em conhecimento científico e tecnológico” afirma Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

 

Diônes Lima, vice-presidente da Softex da Softex, destaca que o Conecta Startup Brasil recebeu 2.907 inscrições de empreendedores e já reuniu mais de 10.400 participantes em seus 46 eventos presenciais, realizados em 85% dos estados brasileiros. “O programa agregou 597 empreendedores nas 100 startups selecionadas, mapeou 237 desafios no setor produtivo e gerou 59 conexões. Mais de 7 mil pessoas já foram capacitadas nas 356 horas de mentoria oferecidas pelos seus mais de 500 mentores. Entendemos o Conecte-se como uma oportunidade para trazer a nossa vivência em inovação aberta e também todos os benefícios que ela agrega ao ecossistema empreendedor”, explica.

 

“O programa Conecta Startup Brasil preenche uma lacuna que existia no nosso ecossistema de inovação. Ele consegue juntar vários atores importantes e formar um arranjo de colaboração em que esses atores a ABDI, Softex e MCTI oferecem toda sua experiência e conhecimento de outros programas em prol de um programa único que tem um valor imenso pro ecossistema de inovação do Brasil”, conclui Bruno Jorge, gerente da unidade de difusão tecnológica da ABDI.

 

A 2ª edição do Conecte-se apresenta ainda o  lançamento do playbook Modelos de Conexão com Startups, um estudo colaborativo baseado na experiência Softex em desenvolvimento de projetos de inovação aberta, e que conta com a participação de empresas que contribuíram com essa ação: Ambev, Makro, FCA, Grupo Boticário, Grupo Ser Educacional e Votorantim Cimentos.

 

Estarão presentes no evento representantes do MCTI, ABDI, CNPq, Softex, Ciser, Usiminas, Johnson&Johnson, Bertha Capital, Idexo, Bossa Nova Investimentos, Ambev, FCA, e muitos outros. Confira a programação na íntegra nas redes sociais do Programa Conecta Startup Brasil.

 

Sobre o Conecta Startup Brasil

 

O Conecta Startup Brasil é um programa de inovação aberta que já impactou mais de 20.000 pessoas em todo o país e que tem como objetivo fomentar projetos de inovação que tenham compatibilidade com o mercado e com grandes empresas. Uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq.