Pesquisar
Close this search box.

#RIW23: Softex participa de palestras sobre inovação social

Para analisar o papel crucial da inovação social no mundo corporativo, Vinicius Wu, Subsecretário de Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro; Ruben Delgado, presidente da Softex, Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e Romildo Toledo, diretor-executivo do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participam nesta quarta-feira (4), às 11h00, do painel “Inovação Tecnológica de Impacto Social e Econômico” no palco Impact for Change do Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores e mais completos eventos da área de Inovação e Tecnologia da América Latina.

“Ao impulsionar mudanças significativas em diversas comunidades e transformar a maneira como enfrentamos os desafios sociais, a inovação social vem sendo o motor de uma revolução silenciosa, nos ajudando a traçar novos caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. E as políticas públicas têm desempenhado um papel extremamente importante nesse sentido”, pondera Ruben Delgado.

Delgado lembra que as políticas públicas devem promover a inclusão dos cidadãos na era digital, ampliar as oportunidades em todas as esferas sociais, além de fomentar a adaptação das empresas aos desafios gerados pela adoção das novas tecnologias.

E, nesse sentido, vale destacar duas iniciativas de impacto dentro do portfólio de programas sob a gestão da Softex.  Uma delas é o Conecta Startup Brasil, programa que tem por objetivo fomentar projetos de inovação que tenham compatibilidade com o mercado e grandes empresas. Em sua segunda edição, ele conectará 100 startups e grupos empreendedores a 50 empresas com o objetivo de solucionar demandas reais do mercado.

A segunda é o LISSoftex, ferramenta de investimento combinado que auxilia empresas na utilização de benefícios fiscais em suas estratégias ASG (Ambiental, Social e Governança). Ela tem como público prioritário organizações de médio e grande porte que possuam estratégia de ASG e perfil engajado em ações com foco na geração de impacto positivo e sustentabilidade.

“Ao longo dos últimos 26 anos, os projetos realizados pela Softex já impactaram mais de 5 milhões de pessoas”, conclui Ruben Delgado.

Tendo ainda como tema central a inovação social, a Softex marca presença no Palco da Ciência às 18h00, desta vez com Caio Bastos, líder de Novos Negócios e Parcerias da entidade, que conversará com Anna Bezerra, Founder & CEO da SDW (Safe Drinking Water for All), criada com o propósito de fomentar tecnologias hídricas e de saneamento que proporcionem mais saúde e qualidade de vida à população de maior vulnerabilidade socioambiental.

A startup foi acelerada na primeira edição do Conecta Startup Brasil, iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq.

Para mais informações sobre o RIW23 clique aqui

plugins premium WordPress
Rolar para cima