Pesquisar
Close this search box.

Projeto de capacitação oferecerá três mil vagas para treinamento gratuito na área de TI no Paraná

Foi lançado nesta terça-feira (25) na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em Curitiba, o TecDev Residência em TIC, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), com coordenação da Softex e execução do Núcleo Softex Campinas (NSC) em parceria com a Assespro-PR/parceria Acate.

O projeto tem por objetivo capacitar gratuitamente via plataforma de ensino à distância três mil pessoas em habilidades interpessoais (soft skills) e técnicas (hard skills) e conectá-las a vagas de trabalho em empresas de tecnologia.

O público-alvo são jovens do ensino médio, estudantes de escolas técnicas e universitários, além de cidadãos interessados em ingressar ou migrar para a área de tecnologia.

“Esse programa é mais uma iniciativa importante de qualificação profissional para a área de tecnologia da informação. O intuito é apoiar o setor produtivo empresarial para superar essa lacuna de mão de obra”, disse o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Após a etapa de capacitação, os interessados em dar continuidade à formação poderão concorrer a 80 bolsas de ajuda de custo para a realização de residência e vivência profissional em empresas e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) parceiros do projeto.

Os residentes selecionados receberão do programa uma bolsa de ajuda de custo para cumprir uma jornada de 30 horas por semana durante seis meses. Para esta edição do TechDev, a bolsa-auxílio tem o valor de R$ 1.100,00. As bolsas serão custeadas pelas empresas. A jornada será de 30 horas semanais, durante seis meses. Independente da residência, os currículos de todos os participantes do programa serão disponibilizados para as empresas parceiras, com possibilidade de contratação.

A solenidade de lançamento do TecDev Residência em TIC no Paraná reuniu representantes das secretarias estaduais da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Seimt) e do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR); da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social; e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR). Também estiveram presentes o vice-presidente da Softex, Diônes Lima, e o diretor-executivo do NSC, Edvar Pera Júnior; além de representantes do Grupo Furukawa em Curitiba e empresários.

Para mais informações, visite https://lp.workover.com.br/softex-trendsit?campaign=parana.

 

*Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná

plugins premium WordPress
Rolar para cima