Escolas conectadas, ensino híbrido e um novo papel para o professor. Essas foram algumas das principais consequências da acelerada transformação digital desencadeada pela pandemia no setor de educação.

O objetivo é disponibilizar aos professores da rede pública do município de Teresina um espaço para a troca de ideias e também de capacitação em novas metodologias de ensino  de forma a conquistar a atenção e o engajamento do aluno, foi lançado hoje (27), o Projeto Educação 4.0, uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e do Programa THEch, com execução da Softex.

Segundo Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação, o ambiente virtual chega para ficar na escola. “Fomos pegos de surpresa com a pandemia, quando precisamos nos reinventar para dar aula. Esse novo momento vai ficar, mas agora estaremos bem-preparados, utilizando o aprendizado a favor de uma nova educação. Se antes fomos formados para utilizar ferramentas como a lousa ou o data show, agora temos que absorver essas novas plataformas de transmissão de conteúdo em nossos planejamentos. Os alunos já são tecnológicos, precisamos nos capacitar para continuarmos sendo suas referências”, declarou o secretário.

“Com o avanço da pandemia as metodologias de ensino passaram por um processo de transição, inclusive com a inserção da tecnologia, um formato que precisou de adequação de diversos educadores. E foi para ajudar nesse novo formato de ensino, que lançamos hoje o projeto 4.0, que busca ajudar os professores formadores nesse novo desafio diário, buscando ampliar o engajamento e favorecer a formação e integração dos alunos”, pontua o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio.

Com duração de dois meses e mesclando teoria e prática, o Projeto Educação 4.0 oferecerá 50 vagas gratuitas em sua Turma 1 e duas trilhas de conteúdo com duração total de 40 horas. A primeira trilha – ”Transformação Digital na Sala de Aula”, analisará os interesses de aprendizado da nova geração, a educação no mercado 4.0 e os benefícios da aprendizagem prática e colaborativa. A segunda, foca no “Novo Papel do Professor” e contempla dicas para a elaboração de aulas criativas e interdisciplinares, liderança e bem-estar em sala de aula, além de inteligência emocional e ansiedade no processo de aprendizagem. Dois conteúdos extras auxiliarão o professor a lidar de forma prática com ferramentas para aulas EAD e utilização da gamificação em classe.

O Educação 4.0 foi pensado e produzido para se encaixar na rotina dos professores. Por isso, os conteúdos são todos gravados, podendo ser acessados no horário mais conveniente até mesmo via celular. O dia e o horário dos Encontros Semanais serão consultados previamente com os participantes. Um certificado de atualização profissional reconhecido pelo governo será fornecido aos professores que concluírem o programa.

Para garantir a sua inscrição, acesse https://airtable.com/shrjo6mR2Q0z5aEvL. Informações adicionais pelo e-mail [email protected]