RIW: Softex lança guia gratuito reunindo 25 boas práticas para relacionamento com startups em estágio inicial

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

A Softex e a HandsOn, braço de capacitação e inovação da entidade, lançam no Rio Innovation Week o pocket guide “Fast Track” reunindo 25 boas práticas para gerar conexões e melhorar o relacionamento entre empresas e startups em estágio inicial.

O conteúdo é resultado de um estudo desenvolvido junto a doze empresas que participaram da primeira edição do Programa Conecta Startup Brasil, uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando como parceiro executor. Seu objetivo foi estimular, capacitar, conectar e apoiar startups em estágio inicial de todas as regiões do país.

O “Fast Track” aborda aspectos gerais sobre a jornada realizada por corporações desde a decisão por trabalhar com startups early stage, passando pelo planejamento, prospecção e seleção das oportunidades até a preparação, execução e avaliação da prova de conceito.

Na construção do guia foram identificados os principais gargalos e acertos em iniciativas de codesenvolvimento com startups em estágio inicial considerando sete pilares principais: relacionamento, liderança, estratégia, investimento, estrutura, cultura e processos. As 25 boas práticas relacionadas estão divididas em quatro ações principais: start e planejamento, prospecção e seleção, prova de conceito e contratação e avaliação.

“A inovação é condição sine qua non para a sobrevivência e o fortalecimento das corporações no mercado e não é sem razão que a inovação aberta vem crescendo exponencialmente. Ela é uma ferramenta fundamental para levar o Brasil a um novo patamar ao gerar conexões de valor para o ecossistema e fortalecer o modelo da quíntupla hélice. Para que possamos seguir impulsionando iniciativas em inovação aberta é necessário compreender o que já foi realizado e dividir aprendizados. E é exatamente isso que estamos fazendo com esse guia”, explica Elisa Carlos, head de operações da Softex.

Lançado em 2019, o Conecta Startup Brasil selecionou 100 startups e promoveu 53 matches com empresas interessadas      em inovação aberta. Ao longo de seus 18 meses de execução, gerou 600 empregos diretos, impactou mais de 34 mil pessoas e auxiliou na captação de mais de R$ 5 milhões em investimentos.

Para baixar o conteúdo completo do “Fast Track”, acesse https://softex.br/fast-track-conecta/#download