Pesquisar
Close this search box.

Softex Amazônia marca presença na 308ª Reunião do CAS em Manaus

Por Karen Kornilovicz

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) promoveu na última sexta-feira, (24), em Manaus, a 308ª edição da Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa – CAS, que foi presidida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. O CAS tem como finalidade definir diretrizes, planos, programas, projetos e ações a serem desenvolvidos na área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus.

A Softex Amazônia marcou presença no encontro com um estande no espaço de exposições que reuniu 22 empresas e instituições de Ciência e Tecnologia regionais que apresentaram aos conselheiros do CAS, autoridades e demais convidados, o mix diversificado e qualitativo da produção do Polo Industrial de Manaus, bem como as experiências positivas e as potencialidades ligadas a projetos do ecossistema de inovação da ZFM.

“Destacamos o sucesso de nossa chamada de Capacitação que viabilizou o treinamento de 1.700 pessoas em cada um dos estados da Amazônia Ocidental, integrada por Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. É fundamental trabalharmos no desenvolvimento de recursos humanos qualificados para apoiar e fazer crescer o ecossistema local, contribuindo assim para o seu desenvolvimento econômico e social”, explica Vernaschi, coordenador da Softex Amazônia.

A Softex executa o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) na Amazônia, desenvolvido em parceria com a SUFRAMA. Por meio do PPEI, as empresas beneficiadas pela Lei de Informática na Zona Franca de Manaus e na Amazônia Ocidental poderão quitar de forma segura e sem complicações a obrigação legal de investir, no mínimo, 5% de seu faturamento bruto em P&D e ainda participar ativamente do desenvolvimento de projetos personalizados beneficiando o ecossistema local.

“Esse encontro ocorreu em um momento muito importante – de fechamento de ano fiscal das empresas – que podem realizar aportes no PPEI, um instrumento que tem colaborado em muito para estimular a transformação econômica e digital da Amazônia Ocidental”, complementa Vernaschi.

O superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, explica que a mostra também teve caráter celebrativo em alusão aos 56 anos do modelo Zona Franca de Manaus e da Autarquia. “Foi uma forma de evidenciar a consolidação de um parque fabril adensado, verde e ecologicamente correto e também destacar que todo um ecossistema de inovação é gerado para contribuir com um futuro melhor para Amazônia e o Brasil como um todo”, ressaltou Pereira.

* Com informações ASCOM SUFRAMA

plugins premium WordPress
Rolar para cima