Softex e prefeitura de Teresina anunciam parceria em Programa de Inovação

A Softex e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), firmaram hoje (13) em solenidade no Salão Nobre do Palácio da Cidade um termo de parceria focado na promoção de um Programa de Inovação (Thech) com o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade da capital.

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Teresina, Luís Júnior, representando o prefeito Firmino Filho; Venâncio Cardoso, secretário da Semdec; e Diônes Lima, vice-presidente da Softex.

São cinco as principais diretrizes da iniciativa: promoção da educação empreendedora e inovadora, desenvolvimento e fomento de startups, transferência tecnológica em IoT (internet das coisas), promoção do ecossistema de inovação e captação de recursos.

Tendo como público-alvo jovens, estudantes de escolas públicas e universidades, além de empreendimentos tecnológicos, o Programa de Inovação prevê a construção de um laboratório maker, com a proposta de criar um ambiente adequado à resolução de problemas complexos e desenvolvimento de protótipos

“Além de auxiliar a estruturar uma matriz econômica atrativa para quem deseja empreender, o programa gerará as condições necessárias para capacitar o ambiente empreendedor, tornando a região mais competitiva e, assim, mais atraente a investimentos”, destacou Diônes Lima, vice-presidente da Softex.

O vice-prefeito de Teresina, Luís Júnior, lembrou que a capital piauiense tem se destacado nacionalmente no setor de educação, principalmente no ensino fundamental. “Com esse programa, ela deverá se sobressair também na área de tecnologia, pois teremos uma cidade cada vez mais empreendedora, com mais empregos e mais oportunidades”, disse.