Softex terá participação de destaque na 2ª edição do Rio Innovation Week 2022

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Após uma edição histórica no início do ano, o Rio Innovation Week (RIW) está de volta para debater o futuro e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios, dos esportes e da sociedade.

Tendo a Softex entre suas principais patrocinadoras, o evento, considerado o maior e o mais completo na área de Inovação e Tecnologia da América Latina, será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro no Píer Mauá.

A Softex terá uma participação de destaque no RIW com palestras na grade oficial do SDP Summit e também em seu estande na Vila da Ciência MCTI, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que reúne as 29 unidades de pesquisa, organizações sociais, agências e autarquias para a apresentação de iniciativas, ações e projetos.

“Compartilhar experiências, novas estratégias e impulsionar negócios inovadores está em nosso DNA e é com esse espírito que nossa equipe estará novamente no RIW”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex, acrescentando que, na ocasião, será lançado o pocket guide “Fast Track” reunindo 25 boas práticas para gerar conexões e melhorar o relacionamento entre empresas e startups em estágio inicial.

A programação da entidade contempla uma série de bate-papos e workshops de apoio ao empreendedor focados em temas como internacionalização, preparando uma startup para o relacionamento com corporações e boas práticas de inovação aberta.

Os participantes também poderão conhecer serviços gratuitos de diagnóstico de maturidade, fomento a conexões e treinamento oferecidos na plataforma VIAS, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, realizada como parte da estratégia ABDI Open.

O RIW trará para o mesmo espaço diversos segmentos de mercado que hoje tem seu futuro baseado na inovação e tecnologia. Essa integração e complementaridade é um importante ativo do evento que contará com a participação de profissionais da iniciativa privada, Academia, governo, empreendedores, investidores e instituições de pesquisa.

O sucesso da primeira edição do Rio Innovation Week comprovou o potencial da cidade para agregar importantes debates sobre tendências e futuro de diferentes segmentos da economia. Seu grande legado é a capacidade de estimular mudanças e incentivar da busca por novas soluções viáveis de implementação, além de networking e parcerias”, avalia Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do evento.

O RIW terá entre seus palestrantes Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Dan Cockerell, ex-VP da Disney World; o cineasta Spike Lee; Camila Farani, presidente da G2 Capital, investidora e empreendedora; Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício; e Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”.

Confira como foi a primeira edição do evento, que recebeu mais de 48 mil visitantes, 1.000 investidores, 500 startups e gerou R$ 300 milhões em negócios: https://youtu.be/-eGRCi6Hi5k