Pesquisar
Close this search box.

TrendsIT capacitará gratuitamente mão de obra em TI. Alunos poderão concorrer a bolsa de ajuda de custo para a etapa de residência

Com o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho mão de obra especializada em Tecnologia da Informação com as competências atualmente requeridas e auxiliar a suprir a forte demanda de profissionais qualificados neste setor estratégico, foi lançado o TrendsIT, uma iniciativa do Núcleo Softex Campinas (NSC) realizada com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) sob a coordenação da Softex.

O programa contempla o oferecimento de três mil vagas para estudantes de todo o Brasil que realizarão os cursos nas áreas de desenvolvimento full stack (web) e mobile por meio de uma plataforma de ensino à distância.

Além de receber treinamento técnico, os alunos também participarão de cursos voltados para o desenvolvimento de competências comportamentais – comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, pensamento crítico, liderança, criatividade e inteligência emocional – e uso de ferramentas de inteligência artificial generativa de formo a moldar um perfil ainda mais valorizado pelas empresas.

Após a etapa de capacitação, os interessados em dar continuidade à formação poderão concorrer a 80 bolsas de ajuda de custo para a realização de residência e vivência profissional em empresas e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) parceiros do projeto. Os residentes selecionados receberão do programa uma bolsa de ajuda de custo para cumprir uma jornada de 30 horas por semana durante seis meses.

As empresas parceiras estão localizadas em várias regiões do país e contribuem para a formação dos conteúdos de acordo com são demandadas em seus respectivos mercados. Os currículos daqueles que concluírem os cursos de capacitação, independentemente de terem ou não participado da etapa de residência, serão disponibilizados às empresas parceiras que estejam interessadas em contratar profissionais de TI.

“Os participantes terão na etapa de capacitação o apoio de mentores para esclarecer dúvidas técnicas e fornecer orientações sobre a carreira de TI. Os alunos interessados em seguir para a etapa de residência terão a oportunidade de atuar em projetos reais e serão orientados por profissionais experientes das empresas parceiras do Núcleo Softex” explica Edvar Pera Jr., diretor-executivo do Núcleo Softex Campinas.

Desde 2020, o Núcleo Softex Campinas, também em parceria entre a Softex e o MCTI, vem atuando em programas de capacitação no âmbito do programa Up Skill, que promove formação, desenvolvimento e reciclagem de profissionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná.

Todos os alunos selecionados que concluírem seus estudos com êxito receberão um certificado ao final do programa.

As inscrições para o TrendsIT podem ser feitas acessando https://lp.workover.com.br/softex-trendsit

 

Rolar para cima